Logo Patosja

Zema diz que Brasil cria 'chiqueiros humanos' sobre pessoas em situação de rua

Governador foi questionado sobre analogia entre guinchar carros e moradores de rua

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:53 26-08-2025

Compartilhar:

Governador foi questionado sobre analogia entre guinchar carros e moradores de rua

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou que o Brasil cria “chiqueiros humanos” em relação às pessoas que vivem em situação de rua. A fala ocorreu durante uma entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura, exibido na segunda-feira (25). 

Durante a entrevista, Zema foi questionado sobre a analogia que fez entre carros estacionados em locais proibidos e moradores de rua em frente aos comércios. A comparação deu a entender que os vulneráveis deveriam ser “guinchados” como os carros.

“Pessoas não se guincham”, comentou Zema.

Em dado momento, o governador disse que a maioria dos moradores em situação de rua tem envolvimento com drogas e a solução seria encaminhá-los a centros terapêuticos. Além disso, criticou a falta de ações do Governo Federal, momento no qual houve a declaração.

“Nós estamos criando verdadeiros chiqueiros humanos nas grandes cidades do Brasil por omissão do setor público”, disse o governador. 

A fala repercutiu de forma negativa nas redes sociais após o posicionamento denotar “desumanização” de Zema, uma vez que os moradores de rua são caracterizados por pobreza extrema, dependência química, vínculos rompidos e, em grande maioria, surto psicótico.
Leia também