Crimes virtuais: Patos de Minas registra alta de 90% nos golpes
Comportamento social durante a Covid19 abriu novos caminhos aos infratores

Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou que os roubos no Brasil caíram em 2024. Em contrapartida, os estelionatos por meio de golpes aplicados pela internet ou telefone subiram. Segundo o Capitão Leonel, o comportamento social mudou.
“A pandemia da Covid-19 mostrou caminhos e os infratores tiveram que se adaptar devido à diminuição de pessoas na rua”, explicou o militar.
Em Patos de Minas, todo tipo de golpe pela internet teve alta, como a clonagem de WhatsApp, falsos boletos e compras em sites fraudulentos. Os registros na cidade patense tiveram um aumento de 90% nos estelionatos em comparação com os anos anteriores.
“São diversas formas, a criatividade dos criminosos é sem limite”, disse Leonel.
A Polícia Militar tem intensificado ações de conscientização, principalmente com o público mais vulnerável. A orientação é não passar dados pessoais por telefone, desconfiar de ofertas vantajosas demais e confirmar informações antes de qualquer transação.
“Tem que desconfiar o tempo inteiro, se tiver dúvidas, não concretize a operação e busque a polícia, os familiares ou o próprio banco”, ressaltou o capitão.
Leia também