Erro em hidrômetro causa aumento nas contas de água de família de Patos de Minas
Pedro disse que pagou R$ 545,00 referentes a 37 mil litros de água gastos em março

Um morador do bairro Jardim Vitória, em Patos de Minas, relatou que um erro no hidrômetro tem causado aumento nas contas de água da casa dele. Pedro Paulo Magalhães já havia denunciado o caso em maio deste ano, mas funcionários da Copasa teriam ido ao local.
“No dia em que a Copasa foi procurada, eu disse que entraria em contato com a NTV. Ao ouvir, eles vieram e fizeram a troca do hidrômetro, sugerindo que eu esperasse 30 dias para que houvesse a aferição”, disse o morador.
Ressarcimento
Após os 30 dias, Pedro procurou a emissora novamente e relatou que a troca do hidrômetro surtiu efeito e as contas voltaram ao seu valor normal. No entanto, ele informou que tentou resolver com a Copasa sobre o ressarcimento dos valores devido ao defeito.
Mesmo explicando que nem ele e nem a família haviam consumido o que foi cobrado, a Companhia alegou que, se ele não pagar o valor da conta, a água da residência será cortada. Pedro procurou o Procon, mas foi informado que só a Copasa poderia resolver.
“Eu já havia pagado uma conta enorme de R$ 545,00 referentes a 37 mil litros de água gastos em março. Em abril, me cobraram R$ 803,00. Agora, estou com uma de R$ 276,79 para pagar, mas me falaram que se eu não pagar a de R$ 803 vão cortar a minha água”, contou Pedro.
Nota Copasa
“A Copasa informa que está à disposição para atender aos clientes. A fim de manter a transparência e cumprir as diretrizes de atendimento ao consumidor definidas pela Arismig, bem como o estabelecido pela Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), quaisquer dúvidas referentes às faturas serão elucidadas exclusivamente por meio dos canais oficiais de relacionamento da empresa, mediante abertura de protocolo, ou presencialmente na agência de atendimento, que em Patos de Minas, está localizada na rua Dona Luiza, 1.325, bairro Cristo Redentor.
Os canais de relacionamento são gratuitos: site www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital”, disponível para Android e iOS; ou atendimento telefônico, por meio do número 0800 0300 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa MG (31 9 9770-7000), e web chat no site, que funcionam de segunda a sexta, 08 às 18h, e sábados, domingos e feriados (exceto nacionais) das 08h às 12h.
A Companhia afirma que aplica os procedimentos de faturamento nos termos definidos pela regulação, estando os canais de relacionamento disponíveis para acolhimento de qualquer demanda dos clientes que tiverem dúvidas sobre consumo, valores, entre outros.
É importante lembrar que vários fatores podem levar à alteração nos valores das contas, como vazamento nas instalações internas, que podem estar ainda ocultos; mudanças no perfil de utilização do imóvel ou do uso da água em determinado período; e alterações na quantidade de residentes. Além disso, a partir do dia 11 de maio de 2025, as tarifas de água e esgoto no município de Patos de Minas sofreram reajuste de 6,37%. Tal adequação observou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado de janeiro de 2024 até fevereiro de 2025. Mais informações podem ser obtidas no site da Arismig: https://arismig.mg.gov.br/legislacao/resolucoes/resolucao-n-018-de-11-de-abril-de-2025.
De forma proativa, o Sistema Integrado Comercial é dotado de mecanismos de verificação automática do consumo e, nos casos em que as leituras estiverem fora dos parâmetros esperados, essa fatura é retida e iniciado o procedimento de checagem da anomalia. Posteriormente, a fatura revisada é entregue no imóvel do cliente”.
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