Ação no Mocambo marca Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Minas Gerais confirma cerca de quatro mil casos de HIV
A ação no Mocambo marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids no último domingo (1°), em Patos de Minas. A ação teve como principal objetivo incentivar a testagem precoce para HIV, sífilis e hepatites, promovendo saúde preventiva e ampliando o acesso ao diagnóstico.
Até o início de novembro, Minas Gerais confirmou mais cerca de quatro mil casos de HIV, causador da Aids. Em dezembro, foi reforçada a luta contra a doença e outras sexualmente transmissíveis. A comunidade contou com testes rápidos e ações de conscientização.
Conforme os organizadores, iniciativas como essa ajudam a desmistificar o tema, combater preconceitos e reforçar a importância do cuidado integral. A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Tatiana Nassor, ressaltou que o tratamento deixa a doença indetectável.
“Quando a pessoa faz o tratamento, ela fica indetectável e não transmite, tanto a mãe para o bebê como para qualquer outra pessoa”, disse a coordenadora.
Além da testagem, o evento buscou sensibilizar a população sobre a relevância da prevenção e da informação como ferramentas no combate às infecções sexualmente transmissíveis. A ação contou com uma significativa adesão da comunidade, que pôde esclarecer dúvidas e realizar exames.