Logo Patosja

Anvisa proíbe uso e comercialização de anel medidor de glicose no Brasil 

Produto não tem comprovação de funcionamento e pode prejudicar saúde 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 18:56 05-09-2025

Compartilhar:

Produto não tem comprovação de funcionamento e pode prejudicar saúde 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, importação e uso do dispositivo "Anel Medidor de Glicose". A decisão visa evitar o uso de aparelhos sem comprovação de funcionamento que possam prejudicar a saúde. 

O produto estava sendo amplamente divulgado nas redes sociais como uma alternativa indolor e não invasiva para medir os níveis de glicose no sangue. No entanto, o dispositivo não possui registro, nem comprovação científica de eficácia e segurança às pessoas. 

Médicos especialistas em endocrinologia ressaltaram que, até o momento, os métodos mais validados para o monitoramento da glicemia continuam sendo os exames de ponta de dedo e os sensores contínuos, que já são aprovados pela própria Vigilância Sanitária. 

O uso de dispositivos sem certificação pode levar a diagnósticos equivocados, atrasar os tratamentos e comprometer o controle do diabetes. A medida proíbe a comercialização dos produtos: Anel para Acupressão Glucomax, Glicomax, Glucomax e Glucomax Pro. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 16 milhões de brasileiros convivem com a doença. Para médicos e autoridades sanitárias, a medida é necessária para proteger pacientes e incentivar o uso de métodos aprovados.
Leia também