Logo Patosja

Anvisa registra e aprova primeira vacina de dose única contra a dengue produzida pelo Butantan

Ministério da Saúde informou que a vacina será ofertada exclusivamente pelo SUS

Por: Redação PatosJá

Fonte: Ministério da Saúde - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:24 10-12-2025

Compartilhar:

Ministério da Saúde informou que a vacina será ofertada exclusivamente pelo SUS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A publicação no Diário Oficial da União oficializa a conclusão do processo regulatório e permite a produção e a comercialização do imunizante. 

O Ministério da Saúde informou que a vacina, que será ofertada exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passou por todas as etapas de análise técnica e regulatória previstas na legislação sanitária, garantindo a segurança, qualidade e eficácia do produto. 

Segundo o órgão, a tecnologia utilizada pelo novo imunizante é a de vírus vivo atenuado e será de dose única – para facilitar a logística, aumentar a adesão e acelerar a imunização dos cidadãos. Além disso, divulgou que a dose foi aprovada para pessoas de 12 a 49 anos. 

“Há muito tempo, o Butantan vem desenvolvendo a vacina de vírus vivo atenuado, que pega os quatro sorotipos da dengue. Precisaram de um longo ensaio clínico para pegar os picos de dengue e chegar à conclusão de eficácia”, explicou o pesquisador da Fiocruz, Gabriel Fernandes. 

Resultado 

Os estudos apontaram que a eficácia chegou a uma proteção de 89% contra a dengue grave e com sinais de alarme: dores abdominais intensas, vômito persistente, acúmulo de líquidos, sangramento da mucosa e hemorragias. Neste ano, houve 1.730 mortes. 

Atualmente, o Butantan possui um milhão de doses prontas em estoque. A projeção é ampliar significativamente a produção, alcançando 25 milhões de doses até o segundo semestre de 2026, e 35 milhões em 2027. O objetivo é fortalecer o combate à doença.
Leia também