Câncer de intestino: importância do diagnóstico precoce e esperança de novas terapias
Pesquisadores da UFMG deram passo importante e estudam terapia para tratar a doença

A cantora Preta Gil morreu no último domingo (20), vítima de complicações de câncer de intestino, que enfrentava desde 2023. A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha chegou a entrar em remissão da doença, mas o câncer voltou e atingiu outros locais do corpo.
A remissão fez com que a artista entrasse em uma nova rodada de operações e medicamentos, e fosse atrás de um tratamento experimental realizado nos Estados Unidos, onde veio a óbito. A partida de Preta reforçou a importância de prestar atenção aos sinais.
Investigação
O câncer de intestino é o terceiro mais frequente no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontou que devem ser registrados mais de 45 mil novos casos neste ano. De acordo com a gastroenterologista Daniela Nascimento, a doença pode ser silenciosa.
“Através do exame de colonoscopia, a gente faz um rastreio, ou seja, uma investigação de câncer ou de lesão em paciente assintomático. Então, é exame que faz o diagnóstico e já trata ao mesmo tempo”, explicou a especialista.
Vale destacar que, quando diagnosticado em fase precoce, as chances de cura para o câncer de intestino são de 90%. Daniela informou que 70% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, fazendo com que as chances de cura se reduzam.
“A gente não pode esperar ter sintomas para procurar e fazer a prevenção. Mas, quando existem sinais, já é um alarme para o médico e o paciente”, ressaltou a gastroenterologista.
Estudo
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deram um passo importante e estudam uma terapia para tratar a doença. O doutorando em fisiologia e farmacologia, Walison Nunes, explicou que o alvo do estudo é a ocitocina.
“Nossos estudos demonstraram que houve uma redução da massa tumoral e, trazendo para a perspectiva do paciente, pode aumentar a sobrevida”, disse Walison.
O estudo ainda se trata de uma pesquisa de base, mas ainda há o intuito de iniciar pesquisas pré-clínicas e clínicas do tratamento para, futuramente, ser aprovada a utilização da tecnologia em pacientes.
Leia também