Câncer de Próstata é a segunda maior causa de morte por doenças em homens
Em 2023, houve redução de 15% dos casos da doença
O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por doenças em homens e representa 28,6% da população masculina. No Brasil, a campanha do “Novembro Azul” é um movimento de conscientização, prevenção e cuidados com a saúde do homem.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontou que, entre janeiro e setembro de 2024, foram registradas 1.183 mortes devido à doença. Devido ao preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está avançada.
De acordo com o urologista Valter Morato, os homens negros possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata do que os homens brancos. Valter ressaltou que a idade inicial para realizar o rastreamento da doença é a partir dos 45 anos ou tiver um histórico familiar.
“Para a população em geral, a indicação é iniciar os exames a partir dos 50 anos”, disse o urologista.
Além disso, o especialista explicou que o câncer é assintomático enquanto a doença ainda é curável. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve uma redução de 15% dos casos no último ano, devido à prevenção e identificação do câncer ainda diagnosticado em fase inicial.
O urologista também destacou as estratégias usadas pelos médicos para investigar a doença, como o exame de toque, biópsia de próstata e Antígeno Prostático Específico (PSA). Caso seja constatado o câncer de próstata, o paciente já deve iniciar o tratamento.
“É importante que pacientes que tenham essa indicação, façam o rastreamento do tumor de forma anual”, alertou Valter.