Logo Patosja

Cáries: Doença Bucal atinge cerca de 45% da população brasileira

Primeiros sinais são silenciosos e podem não trazer dor

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV

Publicado em: 17:09 27-11-2024

Compartilhar:

Primeiros sinais são silenciosos e podem não trazer dor

A falta de escovar os dentes de forma regular, acompanhada pela falta de limpeza com fio dental, pode causar cáries, uma doença bucal que atinge cerca de 45% da população brasileira. Segundo o cirurgião dentista Victor Hugo Teiga, há uma grande procura pelo tratamento.


“Uma avaliação prévia auxilia a tratar a cárie logo no início, para evitar atingir porções do dente, onde o paciente sente um incômodo maior”, disse o cirurgião dentista.


Victor Hugo explicou que os primeiros sinais das cáries são silenciosos e os sintomas iniciais podem não trazer dor. Conforme o dentista, o dente é dividido em três camadas, sendo a externa com o esmalte, a intermediária com a dentina, e a camada interna com a polpa.


Dessa forma, o paciente só sentirá incômodo quando a cárie atingir a dentina. Por ser uma doença multifatorial, os principais fatores que acometem a bactéria são a falta de higienização e a má alimentação, com o consumo de muito açúcar, refrigerante e produtos ácidos.


O dentista ressaltou que, quanto mais cedo os sintomas da doença bucal forem tratados, menor será o risco de danos permanentes. Além disso, informou que o uso de fio dental e da pasta de dente com flúor são importantes para garantir uma melhor limpeza nos dentes.


“Sempre que se alimentar, é necessário escovar os dentes, além de passar o fio dental pelo menos uma vez por dia”, destacou Victor Hugo.

Leia também