Logo Patosja

"Dezembrite": Período de celebrações aumenta estresse e angústia em parcela da população

Estudo aponta que estresse aumenta cerca de 75% no mês de dezembro

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV

Publicado em: 16:08 22-11-2024

Compartilhar:

Emoções aumentam com chegada de fim de ano

O termo "dezembrite" serve para explicar os sentimentos como a tristeza, angústia, ansiedade e depressão quando se aproxima o fim de ano. De acordo com a psiquiatra Priscila de Paula, o aumento das emoções em tempos de festa pode provocar problemas involuntários.


“A procura acaba sendo maior para relatar frustrações que a pessoa enfrenta por procurar realizar objetivos que não foram alcançados durante o ano”, disse a psiquiatra.


Conforme um estudo realizado pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), apontou que, em dezembro, se comparado aos outros meses do ano, o estresse aumenta em cerca de 75%, a ansiedade em 70% e a dificuldade para dormir em 38%.


Embora não seja um conceito reconhecido pela psicologia, a síndrome de fim de ano tem sintomas cada vez mais presentes, conhecido como "dezembrite". Priscila ressaltou que, embora pareça recente, o termo já é abordado há mais de 40 anos por especialistas.


Os sintomas depressivos e ansiosos podem aumentar, principalmente, para aqueles que não fazem acompanhamento regular com um profissional da área da saúde mental. Vale destacar que o primeiro passo para aliviar ou afastar os problemas emocionais é buscar por ajuda.


“Nós somos seres humanos e não temos que dar conta de tudo”, ressaltou Priscila.

Leia também