DMRI e EDM: doenças silenciosas que exigem atenção
Envelhecimento e diabetes podem gerar perda irreversível na visão

Ao contrário do que muitos pensam, a cegueira não é provocada apenas pela catarata. Duas outras doenças oculares que são menos conhecidas pela população, mas igualmente graves estão entre as principais causas de perda irreversível da visão.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e o Edema Macular Diabético (EMD). Ambas afetam a mácula, região central da retina responsável pela visão de detalhes, leitura e reconhecimento de rostos.
A DMRI é mais comum em pessoas acima dos 60 anos e está ligada ao envelhecimento natural dos tecidos oculares. A doença provoca o desgaste da mácula, e em casos avançados, pode levar a visão turva ou à formação de manchas escuras no campo central de visão.
Já o EMD é uma complicação do diabetes, quando o excesso de glicose danifica os vasos sanguíneos da retina, causando vazamento de líquidos e inchaço da mácula.Segundo especialistas, o diagnóstico precoce é determinante para evitar a progressão e preservação da visão.
O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir medicamentos injetáveis, terapias à lazer e mudanças no estilo de vida, como controle rigoroso da glicemia no caso de diabéticos. Campanhas de conscientização reforçam que a saúde ocular deve ser acompanhada com o mesmo cuidado dado ao coração, ou pressão arterial.
Leia também