Logo Patosja

Fiocruz e EMS fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras no Brasil 

Produção dos medicamentos será realizada na fábrica da EMS, em São Paulo 

Por: Redação PatosJá

Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Publicado em: 18:03 07-08-2025

Compartilhar:

Produção dos medicamentos será realizada na fábrica da EMS, em São Paulo 

A parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica EMS firma dois acordos para produzir os fármacos sintéticos liraglutida e semaglutida, princípios ativos de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.

A informação é de que a produção dos medicamentos será realizada na fábrica da EMS, em Hortolândia, localizada no estado de São Paulo, até que a tecnologia seja transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro. 

Conforme o comunicado, os acordos são um marco e “as injeções subcutâneas oferecem uma abordagem de alta eficácia e são consideradas inovadoras para o tratamento de diabetes e obesidade, marcando mais um avanço significativo na indústria nacional”. 

Receitas 

As receitas de canetas emagrecedoras começaram a ser retidas em farmácias e drogarias desde junho deste ano. Vale destacar que, além da semaglutida e da liraglurida, a categoria também inclui a dulaglutida, a exenatida, a tirzepatida e a lixisenatida. 

Segundo a decisão, o intuito do controle na prescrição e dispensação de medicamento foi tomado pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril e entrou em vigor 60 dias após ser publicado no Diário Oficial da União. 

Para a Sociedade Brasileira de Endocrinologia Metabólica, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, o uso dos medicamentos gera preocupação para a saúde e ao acesso de que precisam.
Leia também