Logo Patosja

Governo de Minas aprova cordão de fita de identificação para pessoas com doenças raras

Cerca de 15 milhões de brasileiros convivem com alguma doença rara de difícil diagnóstico

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 18:36 23-07-2025

Compartilhar:

Cerca de 15 milhões de brasileiros convivem com alguma doença rara de difícil diagnóstico

O Governo de Minas anunciou o reconhecimento oficial do cordão de fita de identificação para pessoas com doenças raras. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros convivem com alguma doença rara de difícil diagnóstico.

A medida visa garantir que as pessoas que convivem com algum tipo de comorbidade possam ser prontamente identificadas em espaços públicos e privados. O secretário de Estado, Marcelo Aro, destacou que serão realizadas propagandas para divulgar o cordão. 

“Nós estamos entrando em contato com todas as associações que estão cadastradas no Governo de Estado, que cuidam de crianças com doenças raras e pessoas com deficiência, para enviar os cordões e fazer a distribuição”, disse o secretário. 

O cordão, semelhante ao usado por pessoas com deficiências ocultas, é roxo e possui o símbolo oficial da campanha: mãos coloridas sobrepostas. Ele poderá conter informações básicas sobre a condição da pessoa, contatos de emergência e orientações específicas. 

A iniciativa é vista por especialistas como um avanço em políticas públicas de inclusão e acessibilidade. Para familiares e cuidadores, o reconhecimento representa mais segurança e dignidade aos que tanto necessitam de atenção e empatia da sociedade.
Leia também