Meningite: Saiba mais sobre sintomas e prevenção
Vacinação é melhor forma de prevenir doença
A meningite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou traumatismos. A doença se trata de um vírus contagioso que se transmite por meio de gotículas e secreções respiratórias. A faixa etária com maior incidência é a de crianças menores de cinco anos.
Nos últimos dias, cerca de seis casos de meningite viral foram confirmados em Araguari, localizada no norte do Triângulo Mineiro. Neste ano, a cidade registrou 16 casos da doença entre crianças de zero a três anos. Em Patos de Minas, a situação está controlada.
De acordo com a Superintendente Regional de Saúde, Maíra Lemos de Castro, a principal forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. Além disso, é necessário estar atento aos sintomas da doença e potencializar o trabalho da Vigilância Sanitária, que é preciso e pontual.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza cinco vacinas de meningite bacteriana, as quais são as formas mais graves disponíveis no calendário”, disse a superintendente.
Maíra explicou que os sintomas incluem febre, dor no corpo, rigidez na nuca, vômitos e náuseas. Todos os exames para diagnóstico estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é considerada endêmica no Brasil, ou seja, alguns casos são esperados ao longo do ano.
Casos
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, informou que, conforme os dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), dos 21 municípios sob jurisdição da SRS Patos de Minas, em 2023, houve sete casos confirmados por meningite e em 2024, cinco casos confirmados até a data de 21 de novembro, o que não caracteriza um surto da doença.