Mudança na vacinação contra meningite entra em vigor a partir desta terça-feira (1°)
Foram registrados 1.584 casos do tipo viral e 1.091 por causas não identificadas neste ano
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

O Ministério da Saúde anunciou que a vacina meningocócica ACWY será ofertada a partir desta terça-feira (1°), para crianças com 12 meses de vida no Serviço Único de Saúde (SUS). A mudança amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria.
Antes, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, com um reforço aos 12 meses. Agora, a dose de reforço contra a doença passa a ser realizada com a vacina ACWY.
Ressalta-se que as crianças que já tomaram as duas doses da vacina e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite apenas neste ano.
Os dados apontaram que 1.584 dos casos são do tipo viral e 1.091 por outras causas não identificadas. A doença é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e no inverno, enquanto as virais, nas estações da primavera e do verão. Vacinas como a penta e as pneumocócicas 10,13 e 23 também estão disponíveis no SUS e protegem algumas formas da doença.
Leia também