Logo Patosja

Outubro Rosa: câncer de mama é o que mais afeta e mata mulheres em todo o mundo

Diagnóstico precoce faz diferença se identificado no início, podendo ter até 95% de cura

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 16:14 03-10-2025

Compartilhar:

Diagnóstico precoce faz diferença se identificado no início, podendo ter até 95% de cura

O mês de outubro chegou e, com ele, a campanha Outubro Rosa veio em peso para chamar a atenção para o câncer de mama, responsável por afetar e matar mulheres em todo o mundo. Apenas no Brasil, são mais de 73 mil novos casos por ano. 

Em 2023, mais de 20 mil mulheres perderam a vida para a doença. No entanto, a informação e o diagnóstico precoce podem salvar novos casos. Segundo o oncologista Pablo Gabriel Cavalheiro, o autoexame não é mais considerado padrão ouro. 

“Mas, quando a mulher se conhece, percebe alteração na mama, sente um caroço, passa a ver diferença na pele, no tamanho da mama e no líquido saindo do mamilo, tem que ficar muito atenta”, disse o especialista.   

Esperança

O câncer de mama representa quase um terço de novos casos entre o público feminino no mundo. O diagnóstico precoce faz a diferença quando identificado no início, podendo ter até 95% de chance de cura. Por isso, campanhas de conscientização são fundamentais. 

“Eu sempre senti um nódulo do lado, mas fazia exames que nunca deram nada. Foi quando eu fiz a mamografia na Santa Casa e o tratamento começou rápido, deu tudo certo”, relatou a paciente oncológica Dilza Dias.

Enfrentar o câncer de mama é uma realidade para milhares de brasileiras. Entretanto, os números só ganham significado real quando se é lembrado de que cada estatística é, na verdade, uma vida. Histórias de luta mostram a importância do diagnóstico precoce. 

“Temos esse mês como referência, mas trabalhamos todo o ano com um cuidado muito grande com as mulheres”, destacou o presidente da Santa Casa de Misericórdia, Pastor Cláudio Pacheco.
Leia também