Vacina contra Covid-19 completa cinco anos como marco da saúde pública
Em Patos de Minas, mais de 420 mil doses foram aplicadas, mas continua baixa entre crianças
A vacinação contra a Covid-19 completa cinco anos no Brasil como um dos maiores marcos da saúde pública. A campanha entrou para a história como uma das maiores operações de imunização já realizadas no país e no mundo, com milhões de brasileiros imunizados.
Com o avanço da cobertura vacinal, os índices de internações e mortes pela doença começaram a cair de forma significativa. No município de Patos de Minas, mais de 420 mil doses já foram aplicadas, mas a baixa cobertura entre crianças ainda acende um alerta.
“Nós temos que lembrar do principal legado para sairmos da emergência para a Covid-19: as vacinas. Foram mais de 76 milhões de doses que Minas Gerais recebeu desde 2021 até os momentos atuais, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.
Alerta
Atualmente, a vacinação de rotina contra a Covid–19 é para crianças de seis meses a cinco anos, idosos e gestantes, além de grupos especiais, como pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. As doses seguem disponíveis nas unidades básicas da cidade.
No entanto, os dados acendem um alerta. A cobertura vacinal entre crianças menores de um ano é de apenas 0,37%, índice considerado muito abaixo do recomendado pelos órgãos de saúde. A baixa adesão preocupa e reforça a necessidade de conscientização.
“Se há cinco anos a gente tinha aquela quantidade de óbitos e hospitalizações e, hoje, isso não acontece, foi exatamente devido à vacinação. O vírus ainda circula, mas quem tomou a vacina tem sintomas leves”, destacou a enfermeira da Vigilância, Vanessa Machado.
A Secretaria Municipal de Saúde (SES-MG) orientou que a população procure uma unidade de saúde próxima de sua residência para conferir a caderneta de vacinação e manter as doses em dia. A imunização segue sendo a principal forma de proteção contra a Covid-19.
Leia também
