Estudo aponta que, em Minas Gerais, 71% das vítimas de acidentes de trânsito são homens
Acidentes mais perigosos foram registrados na BR-262, BR-040 e BR-116
Um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), em conjunto com o Corpo de Bombeiros, apontou que cerca de 71% das vítimas de acidente de trânsito são homens. Além disso, indicou que 23% deles têm entre 20 e 29 anos.
A pesquisa inédita contou com mais de dois milhões de registros de acidentes entre 2019 e 2025. Ainda conforme o levantamento, aproximadamente 70% das ocorrências acontecem em áreas urbanas, sendo mais letais em rodovias, com uma chance de morte 2,7% maior.

Vale destacar que a frequência de acidentes aumenta a partir de sexta-feira e concentra os picos aos sábados. De acordo com a Secretaria, os locais onde ocorreram incidentes mais perigosos durante os dias úteis foram registrados na BR-262, BR-040 e BR-116.
Outros dados revelam que a mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte lidera em número de ocorrências. Já o Norte de Minas tem a maior taxa de letalidade, e a Zona da Mata concentra os acidentes mais graves. As análises são de casos entre 2019 e 2025.
O secretário da Saúde, Fábio Baccheretti, informou que estão sendo localizadas zonas onde há mais ocorrências para implementar ações preventivas, como redutores de velocidade, melhorias nas pistas e possíveis faixas exclusivas para motocicletas.
Leia também