PatosJá
PatosJá
Geral

Desenrola Fies começa com descontos de até 99% das dívidas a partir de quarta-feira 

Renegociações de débitos com bancos poderão ser realizadas até 31 de dezembro 

Lorena Teixeira2026-05-12Fonte: Agência Brasil
Compartilhar:

Estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar débitos a partir desta quarta-feira (13) por meio do Programa Desenrola Fies, iniciativa que oferece descontos de até 99% para quitação das dívidas. A medida foi publicada nesta terça-feira (12).

Segundo o Programa, poderão aderir ao projeto estudantes com contratos firmados até 2017 e que estavam na fase de amortização — período destinado ao pagamento da dívida — em 4 de maio deste ano. Vale destacar que as renegociações poderão ser realizadas até 31 de dezembro. 

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, informou que os estudantes interessados em adquirir os descontos devem procurar diretamente a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para realizar a negociação, preferencialmente pelos canais digitais das instituições financeiras.

“Neste Desenrola, temos também condições especiais para quem paga em dia e quer aproveitar as condições para quitar sua dívida mais rápido: os adimplentes terão 12% de desconto para zerar os débitos”, disse Barchini. 

A expectativa do Ministério da Educação é beneficiar mais de um milhão de estudantes com o refinanciamento dos contratos. O Desenrola Fies integra o programa Novo Desenrola Brasil, com o intuito de facilitar a reorganização financeira da população e ampliar o acesso ao crédito.