PatosJá
PatosJá
Policiais

Dupla é presa com 600 litros de defensivos agrícolas com suspeita de falsificação em Patos de Minas

Ocorrência foi registrada em uma chácara na região do Recanto dos Canários

Lorena Teixeira2026-11-06Fonte: Polícia Militar
Compartilhar:

Dois homens, de 36 e 42 anos, foram presos na tarde de quinta-feira (5), em Patos de Minas, após serem flagrados com uma carga de defensivos agrícolas com suspeita de falsificação. A ocorrência foi registrada em uma chácara na região do Recanto dos Canários. 

A Polícia Militar também encontrou equipamentos e materiais que levantaram suspeitas. As investigações começaram após a corporação ter recebido informações sobre uma caminhonete que estaria transportando agrotóxicos falsificados de Tupaciguara para Patos de Minas. 

Desde então, o veículo passou a ser monitorado e foi localizado na BR-365, com vários galões na carroceria. Os policiais militares seguiram a caminhonete até uma propriedade rural. No local, os ocupantes descarregavam os recipientes e os levavam para dentro da residência.

Buscas

Durante a vistoria, foram encontrados 30 galões de um fungicida, totalizando 600 litros. O valor estimado da carga chega a R$ 96 mil. Um dos principais indícios que chamaram a atenção dos militares foi a repetição da mesma numeração de série nos rótulos de todos os galões. 

A fabricante foi procurada e, após receber fotografias dos produtos, informou que havia sinais de falsificação e que o material não correspondia a um produto fabricado pela empresa. No entanto, a confirmação dependerá da coleta de amostras e de exames laboratoriais.

A equipe ainda encontrou uma balança industrial, uma seladora manual, lacres de segurança, rótulos, embalagens plásticas e sacos com substâncias químicas em pó. Também foram identificados produtos à base de ciromazina, utilizada no controle de pragas agrícolas. 

Prisão

A caminhonete utilizada no transporte dos produtos e dois celulares foram apreendidos. Os defensivos ficaram sob responsabilidade de um depósito da Secretaria Municipal de Agricultura, devido à quantidade de material e à necessidade de armazenamento adequado.

Os dois homens foram levados à Santa Casa para avaliação médica e, em seguida, apresentados à Delegacia de Plantão da Polícia Civil. Eles foram presos em flagrante por suspeita de envolvimento em atividades irregulares com produtos ou substâncias perigosas.