Logo Patosja

Domingo de Ramos leva centenas de fiéis à Catedral de Santo Antônio, em Patos de Minas

Festividade abre Semana Santa, celebrada no fim de semana que antecede a Páscoa

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:12 14-04-2025

Compartilhar:


O Domingo de Ramos, uma das datas mais tradicionais do calendário católico, levou centenas de fiéis à Catedral de Santo Antônio, em Patos de Minas. O momento abre a solenidade da Semana Santa, celebrada no fim de semana que antecede à Páscoa. 

Dedicado a recordar o dia em que Jesus chegou à cidade de Jerusalém, o momento também relembra a crucificação, morte e ressurreição. A Bíblia conta que o Messias foi recebido com ramos e mantos em Jerusalém, tradição que ainda se mantém viva. 

As atividades do último domingo (13) se iniciaram na praça Dom Eduardo, onde os fiéis compareceram segurando ramos para que fossem abençoados pelos padres. Em seguida, os cristãos seguiram em procissão para a igreja, onde foi realizada a missa. 

Festividade abre Semana Santa, celebrada no fim de semana que antecede a Páscoa

Conforme os costumes cristãos, ao final da semana santa, os ramos abençoados são queimados e deles são feitas as cinzas que serão usadas na quarta-feira de cinzas do próximo ano. O Bispo Dom Cláudio explicou que os ramos são de diferentes tipos. 

“Como se diz na Bíblia, as pessoas arrancavam ramos e jogavam onde Jesus estava passando, eles tiravam suas vestes e seus mantos e jogavam para ele passar, em sinal de que Ele é o Rei que veio para a salvação do mundo”, disse Dom Cláudio. 

Vale destacar que o Domingo de Ramos é o único dia do ano em que é lido o trecho do evangelho, no qual é narrada a paixão de Cristo. O objetivo é mostrar a contradição, já que o mesmo povo que clamou pela chegada Dele, também o condenou à morte.
Leia também