Brasil terá novas regras para transporte de produtos agropecuários nas bagagens
Meta é impedir entrada de agentes causadores de doenças que coloquem saúde em risco
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira
O Brasil terá novas regras para o transporte de produtos agropecuários nas bagagens de passageiros de viagens internacionais a partir do dia 4 de fevereiro. A medida, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é impedir a entrada de “pragas”.
De acordo com o órgão, a fiscalização será realizada por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), responsável por analisar os riscos de alguns itens, como animais, vegetais, fertilizantes, agrotóxicos, biofertilizantes, entre outros.
Além disso, integram a lista materiais genéticos para o uso na produção animal e na propagação de vegetais, assim como os produtos de uso veterinário e os inoculantes, produtos que contêm bactérias ou fungos que favorecem o desenvolvimento das plantas.
Aos passageiros: quem estiver transportando, durante a viagem, produtos destes tipos, que necessitem de autorização de importação, terá que preencher um documento emitido pelo Mapa, que será encaminhado pelo serviço técnico às unidades do Vigiagro.
Conforme o Mapa, será necessária a apresentação do prazo de validade da autorização de importação e dos dados do viajante que transportará os produtos. “A lista de produtos agropecuários estabelecida na portaria poderá ser atualizada a qualquer momento".
Leia também
