Conab estima mais de 300 milhões de toneladas na produção de grãos na safra 2024/2025
Rendimentos têm superado expectativas para produtores de Minas Gerais e Mato Grosso
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou cerca de 328,3 milhões de toneladas na produção de grãos na safra 2024/2025. De acordo com os dados, o Brasil se prepara para um novo recorde da série histórica da Companhia. A produção é 10,3% maior que o ciclo anterior.
O principal produto cultivado na primeira safra foi a soja, com a estimativa de produção de 167,4 milhões de toneladas, 13,3% superior à safra passada. Mesmo com o excesso de chuvas em janeiro, houve um avanço no mês de fevereiro e a colheita se encontra em 60,9% da área.

Para a segunda safra do milho, a previsão é de que haja um crescimento de quase 6% para a produção total de milho, a qual deve fechar em 122,8 milhões de toneladas. O levantamento ainda apontou que a produção de arroz deve passar de 12,1 milhões de toneladas.
Importante para os brasileiros, o feijão deve registrar um aumento de apenas 1,5% na produção. Segundo a Conab, a expectativa é que haja uma pequena melhora na produtividade média das lavouras. No caso do algodão, a previsão é que se colha 3,382 milhões de toneladas da pluma.
Vale destacar que os rendimentos têm superado expectativas para os produtores dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. No entanto, a irregularidade e ausência de precipitações no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul têm afetado o potencial produtivo da cultura no estado.
Leia também