Conta de energia passa a ser mais cara com bandeira amarela em maio
Segundo Aneel, alteração ocorreu devido à redução das chuvas

A bandeira tarifária passou de verde para amarela e marca um novo aumento na conta de energia para o mês de maio. A mudança representa uma sinalização de um custo extra de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelo usuário.
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a alteração se deve à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o seco, o que impacta negativamente a geração de energia nas hidrelétricas nos próximos meses.
Consumo
O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Welhiton Adriano de Castro Silva, explicou que o consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência dos equipamentos em Watts (W) e do tempo de utilização em horas.
“A Cemig orienta seus mais de 9,4 milhões de clientes a utilizarem a energia elétrica de forma consciente para evitar surpresas nas próximas contas de luz”, disse o engenheiro.
Economizar
Para a população, o aumento na conta de luz com a mudança de bandeira tarifária não é bem recebido. Em tempos de orçamento apertado, qualquer reajuste pesa no bolso e preocupa quem já enfrenta outras despesas do dia a dia.
Agora, o momento é de atenção e consciência. Medidas simples no dia a dia podem ajudar a aliviar o impacto no bolso. Vale destacar a necessidade dos usuários em economizar energia, principalmente, durante as mudanças de temperatura.
Leia também