Logo Patosja

Conta de luz terá redução para bandeira vermelha 1 em outubro, anuncia Aneel 

Medida foi adotada devido ao baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios

Por: Redação PatosJá

Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Publicado em: 10:14 27-09-2025

Compartilhar:

Medida foi adotada devido ao baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz terá redução para a bandeira vermelha patamar 1 no mês de outubro. A medida foi adotada devido ao baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia. 

Dessa forma, as contas de energia terão adicional de R$ 4,46 para cada quilowatts-hora (kWh) consumido. Durante agosto e setembro, a bandeira vermelha estava no patamar 2, e os consumidores tiveram custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). 

Conforme a Aneel, a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema ao longo do dia. Por isso, foi necessário acionar as usinas termelétricas. Divididas nas cores verde, amarela e vermelha, a conta de luz funciona como um semáforo. 

Ressalta-se que o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia. Criado em 2015, as bandeiras indicam o custo para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais.  

Diante disso, quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há acréscimo. No entanto, quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta de energia elétrica sofre acréscimo a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Leia também