IPVA e licenciamento: entenda a diferença entre taxas veiculares
Apesar dos impostos estarem ligados aos automóveis, possuem finalidades distintas

Pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do veículo não significa que o licenciamento também esteja pago. Diante deste cenário, é importante quitar todas as taxas separadamente para não ter problemas futuros.
Em meio a tantos impostos, é comum que possam surgir diversas dúvidas sobre o que realmente deve ser pago e quais as obrigações como cidadão. Segundo a especialista em Gestão e Normatização em Trânsito, Adriela Silva, as finalidades são distintas.
“O IPVA é para permitir que o veículo esteja licenciado e o licenciamento valida a regularidade do veículo”, explicou a especialista.
Na prática, o IPVA está relacionado à posse do veículo, enquanto o licenciamento está ligado à autorização para rodar. As regras que envolvem as cobranças variam de estado e, por isso, é importante que os motoristas fiquem atentos aos prazos pelos órgãos.
“O licenciamento deveria ser pago até 31 de março e o IPVA pode ser dividido em três parcelas ou pago em cota única com desconto de 10%. Ambos já precisam estar quitados”, disse Adriela.
No entanto, se o pagamento estiver em dia, mas o veículo estiver com multa pendente, ele não estará licenciado no ano vigente. Sendo assim, o automóvel não poderá circular em via pública e estará com iminência de ser apreendido e conduzido ao depósito.
Leia também