Mudanças no processo para tirar CNH impactam autoescolas de todo o país
Especialistas em trânsito acreditam que a situação pode aumentar número de reprovações
Por: Redação PatosJá
Fonte: NTV - Lorena Teixeira - Lorena Teixeira
As novas regras anunciadas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer em breve em todo o país. Segundo o especialista em trânsito, Wilson Pereira de Leles, as autoescolas já sentem os impactos com a diminuição dos alunos.
“É preocupante porque o Governo libera, de uma forma geral, o processo de habilitação sem a obrigatoriedade da fiscalização por parte do Estado, que é o mais importante”, explicou o profissional.
Ou seja, será retirada a exigência de matrícula obrigatória em Centros de Formação de Condutores (CFCs) para a preparação do candidato, liberando o credenciamento de instrutores autônomos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada Estado.
Efeitos
O governo argumenta que as medidas têm objetivo social e econômico: reduzir o custo e a burocracia que impedem milhões de brasileiros de obter a CNH, ampliando o acesso ao mercado de trabalho e à mobilidade. Os efeitos a longo prazo ainda são um mistério.
“Por querer economizar, as pessoas podem gastar um pouco mais, porque vão precisar fazer a prova teórica e a prova prática do mesmo jeito, mesmo sem estar preparadas. Isso poderá encarecer a habilitação”, disse Wilson.
Especialistas em trânsito acreditam que a situação pode se complicar, aumentando o número de reprovações no exame prático de forma drástica. Vale destacar que a minuta da nova resolução ainda não foi divulgada no Diário Oficial e, por isso, não entrou em vigor.
Leia também
