Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos
No período, as reclamações mais frequentes foram: oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda enganosa e publicidade enganosa
Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e visualizações específicas para explorar dados e identificar padrões e tendências, o Procon-MPMG apresentou nesta quarta-feira, 26 de novembro, um levantamento detalhado das reclamações registradas durante o período da “Black Friday” nos últimos 5 anos. A última atualização feita pelo órgão de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi nessa terça-feira, 25.
Qualquer cidadão pode registar denúncias clicando aqui, no canal da Ouvidoria do Procon-MPMG.
O levantamento concentra-se nas práticas mais comuns de infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) relacionadas à Black Friday.
Ao longo de cinco anos, as infrações mais frequentes foram: oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda enganosa e publicidade enganosa.
O ProconData utiliza as seguintes bases de dados para consolidar as informações: Procon-MPMG e Ouvidoria do MPMG (manifestações e bases de reclamações fundamentadas), Consumidor.gov, ReclameAqui e Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Reclamações (oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa) registradas entre janeiro e dezembro do respectivo ano.
2020
Reclamações: 318
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 51,88%
2021
Reclamações: 373
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 49,73%
2022
Reclamações: 245
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 47,21%
2023
Reclamações: 202
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 42,89%
2024
Reclamações: 208
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 45,51%
Janeiro a novembro de 2025
Reclamações: 79
Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 33,76%
O Procon-MPMG continua monitorando ativamente os casos.
