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Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos

No período, as reclamações mais frequentes foram: oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda enganosa e publicidade enganosa

Por: Redação PatosJá

Fonte: MPMG

Publicado em: 10:01 27-11-2025

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Procon-MPMG divulga levantamento com dados da ‘Black Friday’ dos últimos cinco anos
imagem ilustrativa divulgada no portal do MPMG

Utilizando o ProconData, plataforma integrada que oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e visualizações específicas para explorar dados e identificar padrões e tendências, o Procon-MPMG apresentou nesta quarta-feira, 26 de novembro, um levantamento detalhado das reclamações registradas durante o período da “Black Friday” nos últimos 5 anos. A última atualização feita pelo órgão de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi nessa terça-feira, 25.


Qualquer cidadão pode registar denúncias clicando aqui, no canal da Ouvidoria do Procon-MPMG.


O levantamento concentra-se nas práticas mais comuns de infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) relacionadas à Black Friday.


Ao longo de cinco anos, as infrações mais frequentes foram: oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda enganosa e publicidade enganosa.


O ProconData utiliza as seguintes bases de dados para consolidar as informações: Procon-MPMG e Ouvidoria do MPMG (manifestações e bases de reclamações fundamentadas), Consumidor.gov, ReclameAqui e Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).


Reclamações (oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa) registradas entre janeiro e dezembro do respectivo ano.


2020

Reclamações: 318

Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 51,88%


2021

Reclamações: 373

Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 49,73%


2022

Reclamações: 245

Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 47,21%


2023

Reclamações: 202

Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 42,89%


2024

Reclamações: 208

Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 45,51%


Janeiro a novembro de 2025

Reclamações: 79

Percentual em relação a todos os casos recebidos no período: 33,76%


O Procon-MPMG continua monitorando ativamente os casos.

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