Logo Patosja

Saiba como ocorre a reprodução de pernilongos e como deve se prevenir

Inseto está no topo da lista de problemas dermatológicos

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV

Publicado em: 18:28 25-10-2024

Compartilhar:

Saiba como se prevenir de picadas de pernilongo

As temperaturas altas e a umidade favorecem a proliferação e diminuem o ciclo reprodutivo dos mosquitos. E, assim, o processo de eclosão dos ovos até a fase adulta é mais rápido. Segundo a bióloga Ana Carolina Couto, essa época do ano é mais favorável para o desenvolvimento dos pernilongos.


A bióloga explicou que, apesar de não ter sobreposição de geração, ele vai propagar o aumento da população de mosquitos. Ou seja, os ovos que ficaram por conta da baixa temperatura vão resistir e esperar até o próximo ciclo, onde vão começar o mesmo processo desde o início.


As alergias por casa das picadas do inseto estão no topo da lista de problemas dermatológicos. Conforme a médica alergista e imunologista Desireé Vinhal, a saliva do mosquito tem um antígeno. Dessa forma, ao inocular a saliva, o corpo humano vai começar a lutar contra a substância.


“Isso acontece principalmente a partir dos dois anos, com piora ao longo dos anos e tende a melhorar por volta dos oito anos, mas algumas pessoas não melhoram na fase adulta”, disse Desireé.


Prevenção


A prevenção das picadas de pernilongo começa dentro de casa. A bióloga Ana Carolina ressaltou que o básico seria colocar telas nas janelas e portas, além de mosquiteiros para quem tem criança em casa. Também é importante fazer o uso de repelentes, tanto os de tomada quanto os de passar na pele.


“A função do repelente para a pele é confundir o cheiro do dióxido de carbono para repelir o pernilongo”, destacou a bióloga.


Ana Carolina também explicou que não pode colocar o repelente na tomada e deixar a casa fechada. O correto é deixar, pelo menos, uma janela aberta para haver ventilação. Vale destacar que o uso de repelente na pele só pode ser realizado por aqueles produtos que possuem cadastro na Anvisa.

Leia também