Senador e Prefeito de Paracatu criam desvio para motorista fugir de cobrança de pedágio
Autoridades também entraram com ação na Justiça para suspensão da cobrança
A Agência Nacional de Transportes Terrestres e a Via Cristais, subsidiária da Vinci Highways, assinaram o contrato de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina. A concessionária venceu o leilão ao oferecer desconto de 14,32% sobre a tarifa de pedágio.
Dessa forma, a Via Cristais começa a operar entre Belo Horizonte e Cristalina e inicia a cobrança de pedágio. No trecho, estão previstas sete praças de pedágio nas cidades de Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Curvelo e Capim Branco.

O valor da tarifa básica por trecho varia de R$12,39 a R$16,94, mas ainda será preciso considerar o desconto oferecido pela concessionária, de 14,32%, e os ajustes de inflação. O preço estimado provocou reações e algumas autoridades buscaram por alternativas.
Alternativa
O senador Cleitinho e o prefeito de Paracatu, Igor Santos, publicaram um vídeo onde criaram uma alternativa para os motoristas fugirem da cobrança de pedágios. A ideia foi abrir um desvio improvisado perto da praça de pedágio do município, passando por um terreno particular.
A nova medida foi anunciada antes da notícia do aumento da tarifa prevista para entrar em vigor no dia 10 de março. Vale destacar que, além do desvio, as autoridades também entraram com uma ação na Justiça e pediram a suspensão da cobrança do pedágio.
“A partir do dia 10 de março vai ter um desvio aqui para o povo passar e não vai ter que pagar pedágio”, disse o senador Cleitinho.
Leia também