Setor de serviços cresce em junho e atinge patamar recorde, diz IBGE
De acordo com a pesquisa, o serviço de transportes obteve passagem crescente em junho
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que o setor de serviços, que concentra atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação, cresceu 0,3% de maio para junho e atingiu patamar recorde.
Após o resultado, o setor fechou o primeiro semestre com alta de 2,5%. No acumulado de 12 meses, a expansão chegou a 3%. Já na comparação com junho de 2024, o mês deste ano subiu 2,8%. Apesar do recorde, apenas um serviço apresentou número positivo.
Transportes
O serviço de transportes, das cinco atividades, obteve uma passagem crescente de maio para junho (36,4%), fazendo com que todo o setor de serviços tivesse crescimento em junho. Dentro dos transportes, os destaques foram o aéreo e o de cargas rodoviárias.
Os desempenhos foram: serviços prestados às famílias (-1,4%); serviços de informação e comunicação (-0,2%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+1,5%) e outros serviços (-1,3%).
Economia
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realiza amostragem probabilística em todas as unidades da Federação. Nos últimos dias, o instituto divulgou que a produção da indústria brasileira cresceu 0,1% em junho e o comércio recuou 0,1% no mesmo intervalo.
Em relação ao índice de atividades turísticas, como hotéis, agências de viagens e passagens, houve o segundo resultado negativo consecutivo, cujo recuo foi de 0,9% em junho. O número deixa o segmento 11,6% acima do patamar pré-pandemia.
Leia também