Onda de calor: semana começa com elevação de temperatura em Patos de Minas
A massa de ar quente e seco, que já vinha atuando nos últimos dias, ganhou força

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais está entre os estados que começam, nesta segunda-feira (17), a enfrentar uma nova onda de calor. A massa de ar quente e seco, que já vinha atuando nos últimos dias, ganhou força nesse domingo. A previsão é de máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.
Depois de um fim de semana com elevação na temperatura, a semana começou com tempo estável e muito calor nos municípios do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. A situação deve se manter pelos próximos dias, conforme o Inmet.
Em Patos de Minas, a previsão indica tendência de elevação, com oscilação entre a mínima de 21°C e a máxima podendo chegar a 34°C. A umidade relativa do ar mínima deve ficar em 30%.
Em algumas cidades da região, faz ainda mais calor. É o caso de Presidente Olegário, Lagamar, Vazante e Lagoa Grande, onde estão previstas máximas de 35°C. Nos demais municípios, a temperatura pode chegar a 34°C.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.