Logo Patosja

Dois trabalhadores são resgatados em Guimarânia em condições análogas à escravidão

Eles foram encontrados em uma carvoaria através de uma operação do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Agência Regional de Trabalho de Minas e a Polícia Rodoviária Federal

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV

Publicado em: 15:12 10-09-2024

Compartilhar:


Dois trabalhadores submetidos à condições análogas à escravidão foram resgatados de uma carvoaria em Guimarânia na última segunda-feira (09). A força-tarefa identificou que eles cumpriam jornadas exaustivas de trabalho em condições degradantes, e se alojavam em barracas de lona, além de passarem fome pelo menos 3 vezes por semana e não terem água potável.
O trabalho forçado acontecia por conta de uma dívida,e eles temiam não receber o pagamento caso não servissem ao dono.

Os dois homens são de Montes Claros, e já estavam há mais de 30 dias sem receber salário e sem carteiras de trabalho assinadas, com a promessa de que as despesas com o transporte da cidade natal até Guimarânia e a alimentação seriam descontados. Eles operavam um trator e uma motosserra sem um treinamento adequado, e não receberam equipamentos de proteção individual.

O empregador foi notificado para fazer o pagamento dos salários, verbas rescisórias, formalização dos contratos de trabalho, e custear as passagens de volta à Montes Claros.
Leia também