Logo Patosja

Operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro é deflagrada em Patos de Minas

De acordo com a polícia, o bairro Nossa Senhora Aparecida concentra a base de atuação do principal alvo das investigações

Por: Redação PatosJá

Fonte: Polícia Civil

Publicado em: 10:39 05-08-2025

Compartilhar:

Operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro é deflagrada em Patos de Minas

A Operação Oasis foi deflagrada na manhã desta terça-feira (5/8) pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar. O objetivo é o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa que atua na região. Pelo menos 8 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Jardim Esperança.


De acordo com a polícia, o bairro Nossa Senhora Aparecida concentra a base de atuação do principal alvo das investigações, onde residia e comandava a distribuição de drogas. Já no Jardim Esperança, foram alvos residências pertencentes a três suspeitos identificados como fornecedores diretos ao chefe da organização.


A polícia informou que o principal investigado foi preso no dia 10 de dezembro de 2024, quando foram apreendidos maconha, crack, cocaína, cocaína tipo “escama de peixe” e munições calibre .38. A partir dessa prisão, a Polícia Civil intensificou as ações com foco na repressão ao núcleo criminoso, mapeando fornecedores, movimentações financeiras e a estrutura patrimonial do grupo.


Nesta terça-feira (5), foram apreendidos cerca de 3 quilos de drogas em um imóvel pertencente a um dos fornecedores identificados na investigação. A residência estava desocupada, o que, para a polícia, reforça a suspeita de que o local era utilizado como depósito ou ponto de apoio logístico do tráfico.


Dois imóveis que estariam vinculados ao principal investigado foram bloqueados: um que ele utilizava como residência e outro que teria sido adquirido com recursos do tráfico de drogas, atualmente alugado a terceiros, com indícios de ocultação de bens. Ainda conforme a polícia, foi determinado o sequestro do veículo utilizado por ele, além do bloqueio de ativos em quatro contas bancárias.


“O nome Operação Oásis faz referência à ostentação e ao luxo incompatível com a realidade socioeconômica da região, construído pelo principal investigado na Rua Boiadeiros, onde ergueu uma estrutura de alto padrão em meio a um dos bairros mais humildes da cidade”, ressaltou a polícia.


Ao todo, 40 policiais civis e militares participaram da operação, além do suporte de cães farejadores, que atuaram na varredura dos imóveis em busca de drogas e armas. A investigação prossegue sob segredo de justiça, com análise do material apreendido.

Leia também