Lula assina decreto que aumenta salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025
Cerca de 19 milhões de aposentados e pensionistas receberão novo valor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que aumenta o salário mínimo a partir do dia 1º de janeiro de 2025. O acréscimo de R$ 106,00 em relação ao último reajuste supera a inflação acumulada durante o período.
O cálculo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), de 4,84%, e o Produto Interno Bruto (PIB), de 2,5%. Lula havia sancionado uma lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 e 2030.
De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o salário mínimo terá ganho real. Além disso, ressaltou que a assinatura do decreto é um compromisso com o processo de distribuição de renda.
A expectativa de Marinho é de que, no próximo ano, o país continue em um ciclo de crescimento e que haja uma política de valorização do salário mínimo. No total, cerca de 19 milhões de aposentados e pensionistas receberão o novo valor.
Conforme o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aproximadamente, 59 milhões de pessoas no Brasil têm rendimento ligado ao salário mínimo.
Leia também