Vereadores votam a favor para aderir Patos de Minas ao novo consórcio de saúde CISCEM
Patos de Minas passa a integrar oficialmente o CISCEM com mais 11 municípios da região

A Câmara de Patos de Minas realizou uma sessão extraordinária na sexta-feira (12), na qual 15 vereadores votaram sobre a adesão do município ao novo consórcio de saúde da região, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cerrado Mineiro (CISCEM).
Durante a sessão ordinária na quinta-feira (11), o vereador José Eustáquio (MDB) havia pedido vista do projeto e a votação foi adiada em 24 horas para uma análise em regime de urgência. Segundo o político, não havia necessidade de troca de consórcio de saúde.
“Nós temos o Consórcio Público de Saúde Intermunicipal do Alto Paranaíba (CISALP), em Patos de Minas, que executa o serviço. O próprio prefeito [Luís Eduardo Falcão] tem feito inúmeras declarações falando da diminuição da fila de cirurgia”, disse o vereador.
Apesar dos esforços de ter recolhido informações que julgava necessárias para manter o CISALP em Patos de Minas, José Eustáquio não obteve sucesso. No fim da sessão, 14 vereadores votaram a favor da mudança, sendo o voto dele o único contrário.
Atendimentos
Com a aprovação do projeto, o município deixa o CISALP, que reúne 33 cidades, para integrar o CISCEM, formado inicialmente por 12 municípios. A expectativa é de que a nova estrutura permita maior controle dos gastos, organização e eficiência à população.
Conforme a secretária de saúde Ana Carolina Magalhães Caixeta, os atendimentos não serão interrompidos, pois o CISALP ainda mantém contratos vigentes até 2027, mas, logo após, haverá um novo processo seletivo para recomposição do quadro de funcionários.
“Não estamos trocando ninguém e nem substituindo ninguém, estamos somando para agregar porque a saúde cresceu e precisamos de mais pernas”, ressaltou Ana Carolina.
Agora, Patos de Minas passa a integrar oficialmente o CISCEM com os municípios de Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gotardo, Serra do Salitre e Tiros.
Leia também