Deputada Lud Falcão destina R$ 300 mil de emenda para Associação Esperança Azul
Recurso parlamentar garantirá mais de 2.600 atendimentos prestados ao longo de um ano

A Associação Esperança Azul, que realiza ações para o desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista, terá reforço com recurso de emenda parlamentar destinado pela deputada estadual Lud Falcão.
O recurso de R$ 300 mil foi destinado para ajudar a garantir mais de 2.600 atendimentos prestados pela associação ao longo de um ano. Segundo a presidente da Esperança Azul, Lidiane Alves Bicalho, o valor será empregado em consultas e sessões especializadas.
“O benefício é garantir um atendimento de qualidade para todas as famílias porque nós sabemos como o atendimento médico e psicológico é difícil tanto na unidade de saúde pública quanto na particular”, ressaltou a presidente.
Tratamento
Para o psiquiatra Rafael Vinhal, os atendimentos serão para toda a população de Patos de Minas de forma regulada. As crianças atípicas serão estratificadas conforme o risco, sendo priorizados pacientes com comorbidades, agitação, agressividade e com alta lesão.
“Autismo Nível 3, seguido do Autismo Nível 2, seguido do Autismo Nível 1, a fim de que a gente possa tratar as pessoas de forma diferente e priorizar quem mais precisa de atendimento naquele momento”, disse o especialista.
A deputada estadual informou que a verba foi um divisor de águas, uma vez que já ajudou muitas instituições. A partir do recurso, serão fornecidas 576 consultas com neuropediatras, 1824 sessões com psicólogos e 240 consultas anuais de psicólogo para a família.
“Neste momento, nós estamos precisando investir em terapia [...] os pais querem que os filhos tenham uma vida comum, que não precisem da dependência, e as terapias são capazes de fazer isso”, destacou Lud Falcão.
Leia também