Incêndio atinge Arquivo Municipal da Prefeitura de Patos de Minas
Segundo Corpo de Bombeiros, cerca de 95% do acervo foi preservado
Por: Redação PatosJá
Fonte: Corpo de Bombeiros - Lorena Teixeira
Um incêndio atingiu o Arquivo Municipal da Prefeitura de Patos de Minas na manhã desta terça-feira (18). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado na área externa do prédio, localizado no bairro Santo Antônio, e se alastrado para uma das salas do local.
Próximo ao Restaurante Municipal da cidade, os funcionários do imóvel relataram que o incêndio começou após a presença de uma fumaça que apareceu de forma inesperada. Os trabalhadores tentaram apagar o fogo com baldes de água, mas não obtiveram êxito.

O capitão Cavalcante explicou que a corporação foi acionada por membros da Prefeitura, que alegavam um princípio de incêndio na área externa do acervo. Em seguida, dois caminhões de combate ao incêndio foram conduzidos ao local para combater o fogo.
“As nossas equipes ainda estão fazendo um rescaldo ainda, porque têm que tirar o material queimado para não dar reignição do incêndio”, disse o capitão.
Cavalcante informou que dois cômodos foram atingidos. Embora o fogo tenha sido contido, ainda há fumaça no local. Conforme o capitão, ainda não se sabe se alguém estava queimando algo na área externa do local ou se o incêndio foi resultado de um fator isolado.
“Pessoas utilizam fogo para queimar algum produto nos quintais, mas com a frequência dos ventos, pode jogar fagulhas e iniciar um grande incêndio florestal ou de edificação”, ressaltou o bombeiro.
De acordo com a corporação, cerca de 95% do acervo foi preservado. Vale destacar que, no imóvel, estavam guardados cerca de oito milhões de documentos do Executivo Municipal. Apenas dois milhões haviam sido digitalizados. A Polícia Civil investigará o caso.
Leia também