Logo Patosja

Clima frio e seco pede prevenção e cuidados para evitar doenças respiratórias

Previsão do Inmet é de que temperatura varie entre 3°C e 5°C ainda nesta semana 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 14:50 25-06-2025

Compartilhar:

Previsão do Inmet é de que temperatura varie entre 3°C e 5°C ainda nesta semana 

O clima gelado anuncia o rigor do inverno que chegou a Patos de Minas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a temperatura varie entre 3 ºC e 5 ºC nesta semana. A umidade relativa do ar deve baixar e ficar entre 20 e 30% na região. 

Diante deste cenário, a probabilidade é de que haja aumentos nos casos de doenças respiratórias. De acordo com o médico Élcio Moreira, quando a temperatura do ambiente fica mais fria e o ar mais seco, acaba refletindo no sistema respiratório do ser humano. 

“Além do modo geral, tem o individual, no qual cada organismo responde de um jeito às mudanças climáticas”, disse o médico. 

Atenção

A recomendação é ficar atento aos sinais do corpo. O profissional explicou que os grupos mais vulneráveis são as crianças, devido à maturidade do próprio sistema imunológico, e os idosos, sobretudo aquelas pessoas acamadas e que têm mais dificuldade de se mover.  

Manter o corpo hidratado e evitar locais fechados, roupas quentes e alimentação saudável fazem a diferença quando se trata de fortalecer o sistema imunológico. Em casos de sintomas respiratórios persistentes, a orientação é sempre procurar atendimento médico.

“Temos visto muitas pessoas internadas com manifestações graves. Às vezes, a pessoa acha que a gripe não é nada sério, mas pode levar até mesmo à morte”, ressaltou Élcio.
Leia também