Hospital Regional de Patos de Minas promove roda de conversa sobre doação de órgãos
Campanha Setembro Verde chama atenção para gesto que pode mudar destinos

Uma roda de conversa especial sobre a doação de órgãos foi realizada no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas. A ação faz parte da campanha Setembro Verde, que reforça a importância de falar sobre o tema e tirar dúvidas.
A atividade ocorreu nesta sexta-feira (26), pois o Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro. No Brasil, mais de 40 mil pessoas aguardam na fila. Em Minas Gerais, as ações são coordenadas pela Central Estadual de Transplantes (CET/MG).
“Muitas vezes, nosso familiar pode falecer e a gente não sabe se aquela pessoa gostaria de doar seus órgãos. Às vezes, temos a possibilidade de salvar muitas vidas”, disse Dienai Sousa, psicóloga do MG Transplantes.
Durante a roda de conversa, os especialistas explicaram como funciona o processo, como quando há uma confirmação da morte encefálica, sobre o diálogo com a família e quem precisa autorizar a doação, além da avaliação dos órgãos e da logística para o transplante.
“Um medo que eles têm é de que os órgãos podem ser roubados, mas o processo é muito limpo, a autorização é bem documentada, assinada e carimbada com duas testemunhas”, reforçou Dienai.
A campanha Setembro Verde chama atenção para um gesto que pode mudar destinos. O interessado precisa avisar a família, porque é ela quem toma a decisão no momento da perda. Um ato de amor que pode dar uma nova chance de vida para quem espera.
Leia também