Logo Patosja

Moradora de João Pinheiro pede ajuda para conseguir tratamento de hérnia de hiato para irmã

Família alegou que Secretaria de Saúde do município teria parado de prestar suporte

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:15 17-12-2025

Compartilhar:

Família alega que Secretaria de Saúde do município teria parado de prestar suporte

Gerlane Gomes, moradora do bairro Manoel Neto, na cidade de João Pinheiro, pediu ajuda para que a irmã Gerliane Gomes, de 35 anos, consiga ajuda para um tratamento de hérnia de hiato. A família alegou que a Secretaria de Saúde teria parado de prestar suporte. 

“Ela se alimenta e, logo em seguida, soluça, vomita, sente dores e passa muito mal. Tem dias que ela está bem fraca porque não para nada no estômago”, contou a irmã. 

A hérnia de hiato é causada pelo enfraquecimento do tecido muscular do diafragma e ocorre quando uma parte do estômago se desloca para cima, em direção ao tórax. Os sintomas geralmente são azia, queimação, regurgitação, disfagia e saciação precoce. 

Suporte 

A paciente iniciou o tratamento há dois anos e foi encaminhada para realizar uma cirurgia no aparelho digestivo, mas, conforme a família, a Secretaria de Saúde do município teria suspendido o suporte necessário para que Gerliane conseguisse realizar o procedimento. 

“Consultou, fez os exames, o risco cirúrgico, mas eles devolveram os papéis dizendo que ela não precisava mais realizar a cirurgia porque a hérnia era pequena”, disse Gerlane. 

As irmãs pedem que o tratamento seja retomado e que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Apesar de terem recebido doações para custear o tratamento, a família não tem mais condições de arcar com os remédios e exames de Gerliane. 

O Jornalismo da NTV entrou em contato com a Secretaria de Saúde de João Pinheiro para obter respostas sobre a suspensão do tratamento e aguarda respostas.
Leia também