Patos de Minas promove evento em alusão ao Setembro Amarelo com ações de cidadania
Manhã reuniu profissionais da saúde, voluntários e a comunidade patense na Orla da Lagoa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que mobiliza órgãos públicos e instituições de todo o país na luta contra o estigma da saúde mental. Diante disso, a Prefeitura de Patos de Minas realizou um evento com ações de conscientização neste sábado (20).
Com o Centro de Assistência Psicossocial e o projeto Ainda Resta Esperança, a manhã reuniu profissionais da saúde, voluntários e a comunidade patense. A programação contou com a promoção da saúde mental, serviços de cidadania e cuidados preventivos.
“Temos que falar sobre a prevenção ao suicídio porque temos um alto índice na região, então precisamos nos aproximar da população”, disse a supervisora de Saúde Mental, Ana Cristina Marinho.
Rede de apoio
Entre as ações, houve palestras, rodas de conversa, atendimentos de orientação psicológica, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e oficinas interativas, com o intuito de aproximar a população dos serviços disponíveis e fortalecer a rede de apoio.
O projeto "Ainda Resta Esperança" foi criado por Sionária Cristina Cornélio, após o filho perder a batalha contra a depressão. Assim, ela ressignificou toda a dor em esperança para ajudar pessoas em sofrimento, além de oferecer apoio às pessoas que buscam apoio.
Nós temos a "Escrita Terapêutica” com uma psicóloga, que são encontros online toda segunda-feira e, nas terças-feiras, às 19h, de forma presencial no Cristamo. Além disso, realizamos na primeira e última quinta-feira do mês o encontro para ressignificar perdas”, explicou Sionária.
Leia também