Logo Patosja

Prefeitura de Patos de Minas decreta situação de emergência com aumento de Síndrome Respiratória

Continuidade do aumento pode comprometer capacidade de saúde pública municipal

Por: Redação PatosJá

Fonte: Prefeitura - Lorena Teixeira

Publicado em: 11:41 16-05-2025

Compartilhar:

Continuidade do aumento pode comprometer capacidade de saúde pública municipal

A Prefeitura de Patos de Minas decretou situação de emergência em saúde pública em razão do aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A informação foi divulgada no Diário Oficial do Município na quarta-feira (14). 

Devido à quantidade de atendimentos por doenças respiratórias registradas na rede pública da cidade referente aos meses de fevereiro e abril deste ano, a continuidade do aumento em maio pode comprometer a capacidade da saúde do município. 

Conforme a Lei Federal n° 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, serão tomadas algumas medidas em relação à organização e ao funcionamento na Saúde para enfrentar os casos. 

Enfrentamento 

Uma das medidas divulgadas que serão tomadas é a aquisição emergencial de insumos, medicamentos, EPI’s e materiais hospitalares, assim como a contratação temporária de pessoal para reforçar as equipes de saúde, na forma da legislação vigente. 

Também haverá o reforço das campanhas de comunicação e orientação à população sobre as medidas de prevenção da doença, os cuidados a serem tomados em casos de sintomas e a ampliação da estrutura de atendimento nos serviços públicos. 

Ressalta-se que a Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela coordenação das ações decorrentes do decreto. Além disso, as medidas terão caráter emergencial e temporário, podendo ser prorrogadas ou revogadas a depender da situação.
Leia também