Primeiro LIRAa de 2025 será realizado até 16 de janeiro em Patos de Minas
Programa monitora presença de mosquito transmissor em residências

O primeiro LIRAa de 2025 iniciou nesta terça-feira (14) e vai até quinta-feira (16), em Patos de Minas. Os agentes já estão trabalhando de forma incansável para prevenir uma nova epidemia neste ano. Segundo o Programa Municipal de Combate à Dengue, os trabalhos já estão sendo realizados para prevenir uma nova epidemia.
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) é uma metodologia de amostragem que permite monitorar a presença do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A coordenadora do programa, Daniele Nunes, todos os bairros serão visitados.
“Serão coletadas amostras nas residências onde forem encontradas larvas que serão analisadas”, disse a coordenadora.
Além do levantamento, os responsáveis pelo combate à dengue já estão trabalhando em diversos outros meios de prevenção em busca de diminuir a propagação do vírus. Daniele explicou que o LIRAa também trabalha com a ovitrampas, armadilha utilizada para coletar ovos de mosquitos e monitorar a presença de insetos.
Vale destacar que é de extrema importância que a população trabalhe em sintonia com os órgãos públicos durante os próximos meses. Para o morador Adailton dos Reis, um bom cidadão deve ter o costume de olhar as bicas d’água e observar os vasos das plantas da residência, assim como ele realiza.
“Se todo mundo cuidasse talvez não teria dengue”, ressaltou Adailton.
Leia também