Samu divulga números expressivos envolvendo atendimento no trânsito de Patos de Minas
Serviço médico gratuito recebeu 23.998 ligações no município patense no ano passado
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é uma das principais portas de socorro em situações graves. Em Patos de Minas, o balanço dos últimos anos mostra números expressivos em relação aos atendimentos envolvendo acidentes de trânsito.
Segundo Luíz Flávio, instrutor do Núcleo de Educação Permanente, o trabalho começa com uma ligação ao 192, onde profissionais treinados avaliam a gravidade da situação e definem a prioridade do atendimento ou se as orientações podem ser passadas por telefone.
“Todas as ligações, tanto daqui de Patos de Minas quanto dos outros 32 municípios consorciados, caem na nossa Central de Regulação. Primeiro, colhemos o endereço, a cidade, um bom ponto de referência e a queixa principal do solicitante”, explicou Luíz.
Acidentes
Para as ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, é necessária uma maior preparação da equipe, principalmente quando envolvem casos graves. Um ponto que chama a atenção no balanço é o número de ligações que não se enquadram em urgência ou emergência.
“As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância da diminuição de velocidade, da atenção nas rodovias e os cuidados redobrados que devem ter ao estar atrás do volante”, destacou a instrutora do Núcleo de Educação Permanente, Alice Lopes.
Vale destacar que o uso correto do Samu garante que as equipes estejam disponíveis quando realmente é necessário o deslocamento, uma vez que chamadas indevidas ou até trotes podem acabar atrasando o atendimento para aqueles que estão lutando pela vida.
Balanço
Leia também
