Logo Patosja

Vacinação bate recorde em Patos de Minas; gripe ainda preocupa entre grupos prioritários

Outro alerta é para vacina da dengue destinada aos adolescentes entre 10 e 14 anos

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:12 05-08-2025

Compartilhar:

Outro alerta é para vacina da dengue destinada aos adolescentes entre 10 e 14 anos

Minas Gerais bateu recorde na vacinação. Até julho, foram mais de 11 milhões de doses aplicadas, superando todo o ano passado. Em Patos de Minas, os números também são expressivos: só da vacina da gripe, mais de 53 mil doses foram aplicadas este ano.

Mesmo com o avanço, as campanhas de vacinação continuam na cidade. Entre os idosos, apenas 58% tomaram a vacina da gripe. Entre as crianças menores de seis anos, o índice é de pouco mais de 33%. Já entre as gestantes, a cobertura é a mais baixa: menos de 19%.

Para reverter o cenário, a Secretaria de Saúde intensificou as ações em empresas, escolas, atendimento aos sábados e com o vacimóvel. Segundo a enfermeira da epidemiologia Vanessa Machado, outro alerta é para a vacina da dengue destinada aos adolescentes.

“É uma vacina que não podemos levar para as escolas, então temos que aguardar a procura nas unidades de saúde para quem tem entre 10 e 14 anos”, disse a profissional. 

Já os dados do painel para menores de dois anos mostram boa cobertura de várias vacinas: Febre Amarela (95,3%), Hepatite A infantil (94,2%), Pneumo 10 (96,1%), Tríplice viral (91%), Meningo C (95,4%). Abaixo estão a Varicela (67%) e a Covid Infantil (0,42%). 

“A vacinação é um método de prevenção, então, temos aí inúmeras doenças que foram reduzidas e até mesmo erradicadas”, destacou Vanessa.
Leia também