PatosJá
PatosJá
Meio Ambiente

Minas Gerais terá semana de tempestades, ventos de até 80 km/h e mudanças de temperatura

No Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro, a previsão indica maior atenção 

Lorena Teixeira2026-10-23Fonte: Defesa Civil
Compartilhar:

Minas Gerais deve enfrentar um período de instabilidade entre sábado (24) e 31 de outubro, com previsão de chuvas intensas, tempestades, rajadas de vento de até 80 km/h e possibilidade de granizo. No Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro, a previsão indica maior atenção, principalmente durante o fim de semana.

O cenário está associado à passagem de frentes frias e à atuação de sistemas de baixa pressão, que devem favorecer a formação de áreas de instabilidade em todas as regiões mineiras. De acordo com a previsão, os maiores volumes de chuva devem se concentrar inicialmente no centro-sul e oeste do estado.

Fim de semana terá chuva forte

No sábado (24), a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve favorecer tempestades no Sul e sudoeste de Minas, Oeste de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Os acumulados podem chegar a 60 milímetros, com volumes em pontos isolados.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, no domingo (25), a instabilidade deve ganhar força. A previsão indica acumulados entre 60 e 90 milímetros em regiões como o Sul de Minas, Oeste de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata. No Triângulo Mineiro, os volumes podem variar entre 30 e 60 milímetros.

Defesa Civil alerta para riscos

A sequência de chuvas e tempestades exige atenção para a possibilidade de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. A orientação é evitar áreas abertas e não permanecer próximo a árvores, postes, placas ou estruturas metálicas durante rajadas de vento. 

Também é recomendado não atravessar ruas alagadas nem tentar passar por locais com correnteza. A previsão representa uma tendência meteorológica e pode sofrer alterações. Por isso, a recomendação é acompanhar as atualizações e os alerta emitidos pelos órgãos oficiais de meteorologia e pela Defesa Civil.

Nas regiões onde o calor continua intenso, a população deve reforçar a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes. A baixa umidade relativa do ar, que poderá ficar abaixo de 30% e chegar pontualmente a 20% em algumas áreas, também aumenta o risco de desidratação e de incêndios florestais.

A previsão representa uma tendência meteorológica e pode sofrer alterações nos próximos dias. Por isso, a recomendação é acompanhar as atualizações e os alerta emitidos pelos órgãos oficiais de meteorologia e pela Defesa Civil.