Logo Patosja

Patos de Minas celebra 133 anos com desfile cívico, distribuição de bolo e seis mil pamonhas

Neste ano, aproximadamente 5,5 mil pessoas desfilaram pela Avenida Getúlio Vargas

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 13:15 24-05-2025

Compartilhar:

Neste ano, aproximadamente 5,5 mil pessoas desfilaram pela Avenida Getúlio Vargas

Patos de Minas comemorou 133 anos de emancipação político-administrativa com um desfile cívico neste sábado (24). O evento reuniu autoridades, moradores e visitantes na Praça do Fórum e marcou o início das festividades de aniversário.

A solenidade contou com o hasteamento das bandeiras de Patos de Minas, de Minas Gerais e do Brasil, ao som dos hinos. O momento foi conduzido por autoridades locais, que reforçaram o orgulho e a importância da história do município. 

De acordo com o prefeito Luís Eduardo Falcão, estar à frente da gestão municipal é um orgulho e um sonho realizado. Para ele, o trabalho em conjunto com a sociedade é o que faz a diferença e é preciso celebrar a cultura, o comércio e o produtor. 

“É muito bom estar reunido para celebrar não só os 133 anos de Patos de Minas, mas todas as potencialidades dessa terra”, disse o prefeito. 

Novidade

Uma das grandes novidades deste ano foi a distribuição de pamonhas ao lado do tradicional bolo de aniversário. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen, cerca de 600kg de bolo e seis mil pamonhas também foram entregues. 

“Nós estávamos há vários meses pensando e organizando com uma equipe toda envolvida para possibilitar esse momento tão especial”, destacou Jorgiane. 

Desfile

Neste ano, aproximadamente 5,5 mil pessoas desfilaram pela avenida. Foram mais de 45 instituições, contando com participações de Patos de Minas e de cidades do entorno como Paracatu, Guimarânia, Carmo do Paranaíba e São Gonçalo do Abaeté.

O primeiro bloco foi aberto pela segurança pública com o Tiro de Guerra 04-013, Polícia Rodoviária Federal, DNIT, fanfarra e estudantes do Colégio Tiradentes, 12° Batalhão de Bombeiros Militar, além da defesa civil, Polícia Civil, agentes de trânsito e Samu.

Na sequência, entidades sociais e escolas se apresentaram e destacaram as diversas manifestações religiosas, apresentando os desdobramentos da religião na saúde, na educação, na arte e na cultura, e sua importância para o desenvolvimento social.

Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação da beleza da mulher patense na Avenida Getúlio Vargas. Desfilaram a Miss Patos de Minas, a rainha nacional do milho 2025 e as princesas, assim como as majestades de 2024.
Leia também