IFTM disponibiliza 1617 vagas em cursos técnicos gratuitos para primeiro semestre de 2026
Inscrições estarão abertas de 6 de outubro até 10 de novembro, no valor de R$ 50,00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publicou o edital de processo seletivo para os Cursos Técnicos Integrados, previsto para o primeiro semestre de 2026. O documento disponibiliza 1617 vagas distribuídas nos nove campi.
As inscrições estarão abertas de 6 de outubro até 10 de novembro, no valor de R$ 50,00, no site da Fundação CEFETMINAS. Para se inscrever, o interessado vai precisar de um documento oficial de identificação com foto e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Os candidatos que não tiverem condições de arcar com a taxa de inscrição podem solicitar, no mesmo período, a isenção no pagamento da taxa. O benefício é para quem possui renda de até meio salário mínimo per capita ou renda total de até um salário mínimo por mês.
Se o interessado tiver cursado ou esteja cursando o Ensino Fundamental na rede pública, também poderá entrar com o pedido de isenção. Os que deverão pagar a taxa de inscrição receberão boleto bancário com vencimento até o fim da inscrição, ou seja, 11 de novembro.
Vagas
As vagas estão distribuídas no Campus Avançado Campina Verde, Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Patos de Minas, Campus Patrocínio, Campus Uberaba, Campus Uberaba Parque Tecnológico, Campus Uberlândia e Campus Uberlândia Centro.
Entre as opções nos cursos técnicos integrados, estão o de administração, agricultura, agronegócio, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, eletrônica, informática, internet das coisas, logística, meio ambiente, programação de jogos digitais, entre outros.
Do total das vagas, 50% delas serão destinadas ao acesso pelas modalidades de Reserva. A prova será de 30 questões objetivas e abrangerá o ensinamento do Ensino Fundamental, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Leia também