Logo Patosja

Prazo para inscrição a vagas remanescentes do Fies termina nesta quinta-feira (30)

Inscrições podem ser realizadas até 23h59; resultado será divulgado no dia 4 de novembro

Por: Redação PatosJá

Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Publicado em: 16:40 30-10-2025

Compartilhar:

Inscrições podem ser realizadas até 23h59; resultado será divulgado no dia 4 de novembro

O prazo de inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode ser realizado até às 23h59 desta quinta-feira (30). Para quem for selecionado, o programa cobrirá as mensalidades a partir deste segundo semestre letivo de 2025.

Nesta edição, o Governo Federal ofertou mais de 58 mil vagas para 10.319 cursos de graduação, em 690 instituições privadas de educação superior. O edital com as regras para ocupação das vagas remanescentes do Fies estabelece que os candidatos devem:

- Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
- Ter condições de atingir a frequência mínima exigida, ou seja, 70% de presença, neste segundo semestre letivo, no curso escolhido;
- Ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010;
- Ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e não ter tirado nota zero na redação.

Chamada

O resultado da chamada única será divulgado no dia 4 de novembro. A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem. Nos dias 5 e 6 de novembro, os pré-selecionados deverão validar as informações declaradas no momento da inscrição. 

No entanto, caso a comissão identifique erros ou inconsistências, a instituição poderá exigir a apresentação de documentos complementares, Se aprovado, o próximo passo é a validação das informações em um agente financeiro para formalização do financiamento. 

O edital destaca que 50% das vagas remanescentes serão reservadas ao Fies Social. Ressalta-se que os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera e poderão ser convocados entre 13 e 28 de novembro.
Leia também